- Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho". João 14:2-4
- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
- Nunca devemos ler uma passagem da Bíblia sem antes entender o contexto em que ela está inserida. Você sabe o que estava acontecendo quando Jesus disse essas palavras? Se você ler o capítulo 13 de João, verá que o ambiente era o seguinte: Noite de Páscoa e da última ceia, Jesus sabendo que nas próximas horas ele seria crucificado, revelação de que havia um traidor entre eles e, se ainda não bastasse, Pedro sendo avisado de que negaria Jesus antes que o galo cantasse três vezes.
- Mas mesmo no meio de tudo isso Jesus começa o capítulo 14 dizendo: “Não se turbe o vosso coração”! Mesmo no meio de uma situação prá lá de complicada Jesus não se desesperou e queria que seus discípulos também não se desesperassem. Mas como os discípulos conseguiriam isso? : “Credes em Deus, crede também em mim“. Pedro certa vez andou sobre as águas (Mateus 14:25-31). Mas apenas enquanto manteve seus olhos em Jesus. A partir do momento que ele se preocupou com as ondas, começou a afundar. Esse é o segredo para manter a ansiedade distante, e não deixar que o coração se turbe: Olhar para Jesus!
- E ele nesta passagem faz uma promessa muito interessante. Ele disse que iria preparar um lugar para nós na casa do Pai. E esta não é uma casa pequena e apertada! Não há falta de espaço! Mas para termos acesso a este lugar exclusivo na casa do Pai, não como hóspedes, mas como filhos, havia a necessidade de Jesus preparar o lugar. Mas, afinal, o que seria essa preparação? Muitos pensam que o versículo se refere à segunda vinda de Jesus, quando ele vai voltar para nos levar para o céu e, portanto, até lá ele está preparando esse lugar. Mas o texto não trata da segunda vinda de Jesus. Ele trata de uma preparação que já está completa.
- Antes da preparação de Jesus, não temos acesso à casa do Pai. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.O Pecado mantem as portas da casa do Pai trancadas para nós. Esse é o problema que Jesus teria que resolver, esta era a preparação. O que estava para acontecer naquela noite, era a preparação que Jesus precisava fazer. A morte e ressurreição de Jesus nos capacitaram a ter acesso à casa do Pai! Logo à frente, no versículo 6, Jesus afirma: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Em outras palavras, ele estava dizendo: “A situação aparenta ser difícil, mas não se preocupem. O que eu vou fazer a partir de hoje até daqui a três dias vai capacitá-los a terem acesso ao Pai. Mas vocês precisam crer em mim!”
- E o que me deixa mais animado é que a promessa não para aí! Ele termina dizendo: “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Somos de Jesus! Somos propriedade dele! Quem quer saber de um quarto em uma casa grande? Quem se interessa em ir para o céu? Quem quer benção e prosperidade? E daí que minha saúde não vai tão bem? O que importam tantos problemas e aflições do tempo presente? Nada disso, NADA, se compara ao fato de sermos propriedade de Jesus, e estarmos pra sempre onde ele estiver!
- Paulo diz “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Essa glória é Jesus! Ele vai se revelar plenamente na sua volta, mas hoje, agora mesmo, podemos experimentar esse lugar de descanso que ele JÁ preparou para nós. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.”
- publicado por irmão Luiz